NUDEZ MORAL

Vergonha é um sentimento complexo e virutoso.

Pergunte-se: “O que me deixa mais envergonhado neste mundo?”

A resposta pode ser das mais variadas possíveis, porém o que vou falar é sobre a pior de todas as vergonhas, ou melhor ainda, o elo de ligação entre todas essas vergonhas: A NUDEZ MORAL.

Muitos devem estar perguntando-se: “O que é isso Celha?”

Pense que você tem um discurso a ser feito para algumas pessoas, o lugar tem um palanque ou palco, você está em destaque com um microfone na mão. Todos estão muito bem trajados e no instante que você começa a falar tudo fica escuro e um feixe de luz paira sobre você e sua roupa sumiu, VOCÊ ESTÁ COMPLETAMENTE NU.

Pois é… o que fazer agora ? Se você for mulher, pior ainda, se você cobre em cima destampa debaixo …

Pare pra pensar. Não é mesma sensação de ser pego em uma mentira? Na cama com o (a) amante? Aquela saia justa, não se sabe como reagir…

Essa é a verdadeira sensação da vergonha. Querer ser como as emas e enfiar a cabeça debaixo da terra; Ser um Rudini e desabarecer; milhares de exemplos.

Sentir-se nu é o mesmo que sentir-se desprotegido.

Perceba o título: NUDEZ MORAL.

Algum de você já deve ter percebido-se nu sem querer estar. Não porque fez algo errado ou estava escondendo alguma coisa, simplesmente algo que você gostaria de manter no seu íntimo é exposto e faz você sentir-se desprotegido.

NUDEZ MORAL? Sim. Com certeza. Obviamente poderia responder algo, talvez mal educado, ou quem sabe algo evasivo… Bem, pense na seguinte situação: Você caminha pela rua e alguém abaixa suas calças, sua primeira reação é levantar as calças. Qualquer resposta que você der tem o mesmo significado.

Pior que isso, imagine alguém que você realmente se importe, alguém com significado pra você que está fora do seu âmbito familiar. Essa pessoa expõe algo pra você que lhe transporta a sensação de que você deveria responder algo que satisfaça aquela necessidade e que ao mesmo tempo possa, como no exemplo anterior, levantar as calças.

Francamente, respeitar certos limites é algo que faz bem a todos. Pois muitas vezes somos nós que expomos as pessoas.

NUDEZ MORAL é a inteligação de todas as nossas fragilidades, inseguranças, desequilibrios, colocados em livro aberto. Não sei de tudo, mas faço idéia de tudo. E uma dessas idéias que tenho parei para pensar sobre o quanto estamos dispostos a demonstrar nossos sonhos, nossos medos, nossas verrugas, nossas manias, nossas angústias … ninguém quer debater o próprio futuro com os pais, primos, parentes e co-parentes, absolutamente ninguém. Ou se debater, quer que o que é expsto, seja respeitado. Muitos casamentos terminam por isso e muitos mantêm-se por isso. Nossa relação com os limites é restrita àquilo que entendemos como ZONA DE SEGURANÇA e somente com muito respeito a essas zona podemos manter equilibrio em nossas relações humanas.

Enfim, respeite para ser respeitado, bla-bla-bla …

Mas acima de tudo, PENSE:

” A EXPOSIÇÃO QUE VOCÊ PRATICA É A MESMA QUE GOSTARIA QUE PRATICASSEM COM VOCÊ ? ”

Com certeza chegará a uma conclusão.

Anúncios

~ por danielcelha em 04/12/2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: