Amizade


Não sei se você que está “lendo-me” nesse momento alguma vez precisou de provas de amizade.

Quando digo provas de amizade, digo aquelas provas silenciosas que ninguém sabe o quão valioso determinada ação é, tão valiosa que joga na latrina anos de convivência, de cumplicidade desperdiçada por negligência, descuido ou descaso.

Amigo é uma palavra extremamente poderosa, rompe os grilhões da solidão e constrói a rocha além-mar mais indestructa. Já vi inúmeras citações de falsa amizade verdadeira, que de fato é verdadeira a voz de que as exalta, mas tão frágeis aos ouvidos de quem as escuta.
“MEU AMIGO” possessividade leviana de quem tem expectativa de que sua carência, ou quem sabe até verossímil marcador de propriedade privada “MEU AMIGO”. Dificuldades a parte, o exaltador de “MEU AMIGO” por muitas vezes esquece que aquele a quem é tomado como sendo “SEU” também é detentor de títulos de igualdade ao “AMIGO DELE”.

Amizade é mais que exaltações e palavras expelidas entre a bílis e a ressaca moral da noite anterior. Amizade é mais que saldar bares e festas em troca de companhia que teria mesmo que não quisesse ter.

Não sei exatamente do que se trata a perspetiva de cada um, ou os valores salvos da experiencia individual… mas não conseguiria dividir tantas emoções distintas e não categoriza-las, nossa distinção dos animais é justamente essa, nossa capacidade autocritica necessita de mais que simples emoção, mais que sentir. Temos que compreender o que é esse sentimento,

Amizade é tomar partido, é cuidar dos seus, de sua família, proteger quem se ama. Já levei socos e pontapés violentíssimos destinados aos meus, já travei guerras romanas com as mais adoráveis pessoas por aqueles intitulados amigos.

Tento não magoá-los com minhas impulsivas oscilações de humor, tão constantes quanto meus suspiros de resistência as insuportáveis criticas que tem como alvo minha imperfeição humana, tantas vezes demonstrada nas mais variáveis mídias, de fotos a palestras de horas sobre o quanto ainda preciso melhorar como pessoa.

A amizade me molda em um ser melhor. Esses amigos não mostram o quanto estou abaixo, eles me mostram o caminho das escadas e se preciso estendem a corda degrau a degrau.

Os amigos compartilham de suas frustrações e desventuras para que o fardo seja alimento do mecanismo que utilizamos para empurrá-los a frente, esses amigos não se abatem, não desistem de você, desde que você não desista de ambos.

Tomar partido é uma parte fundamental da amizade.

Amizade é uma aliança de guerra, não importa quanto diplomático sejas, chega um momento que suas posições devem ser claras e esclarecidas perante esse valoroso companheiro de armas e seu apoio completo e induvidável é a assinatura dessa aliança.

Amizade demora para ser fomentada, legislada, atestada, testada, pactuada, assinada e comprovada …. por muitas vezes não passa ao mais singelo dos testes, por vezes basta uma piada mal colocada, por vezes basta a frase na hora errada …

Sinto orgulho de ter pouquíssimas pessoas para chamar de “MEU AMIGO” e esses pouquíssimos dedico esse texto por suas infinitas qualidades, por estarem comigo e por permitirem que eu esteja com vocês.

Dedico:

Mury , por sua sinceridade, por sempre apoiar antes de qualquer questionamento e por tolerar minha ausência de bons modos todos esses anos
Rapha, por dividir comigo o amor de nossa mãe de forma sempre honrada, por ser meu amigo quando eu era só irmão mais velho e por ainda ser meu melhor amigo apesar de nossas diferenças infantis e meu estupido senso humor

Rudá, por sempre estar ao meu lado, fiel e casto. Por me defender quando necessário e por me trazer para realidade, pelas longas conversas, pelos cigarros divididos (PARE DE FUMAR !!!) e por me fazer descobrir que sou melhor do que era
Cauê, a voz da minha consciência, o padrinho do meu filho, o homem mais confiável do mundo. Eu sou muito grato pelo seu suporte incondicional e reciproco todos esses anos, por me fazer sentir parte da sua familia e por fazer parte da minha

Tatiana, pela sua amizade, pelo seu carinho, pelo seu companheirismo, pelo nosso filho fruto do mais honesto amor que há na terra e por conviver com as minhas intermináveis criticas virginianas e minha organização mental tão rigida

Obrigado,

Se existe na terra a possibilidade de alguém ser feliz com um amigo, eu devo ser muito querido por Deus, pois ele deixou no meu caminho 4

~ por danielcelha em 03/03/2012.

Deixe um comentário

 
